×

Ao visitar o vale Cariri, aproveite para conhecer a Floresta Petrificada

Ao visitar o vale Cariri, aproveite para conhecer a Floresta Petrificada

Localizado no Sítio Olho D’água Comprido, a 6km de Missão Velha, o Geossítio Floresta Petrificada  do Cariri abriga um tesouro paleontológico de valor incalculável, que tem uma principal importância para estudos de paleobotânica (dos fósseis vegetais) e para a evolução geológica.

2Antigamente ali situava uma densa floresta, com árvores abundantes e água. Hoje, por ser uma área rural, a terra é usada para plantio e pastagem de gado, porém é notável a escassez de água.

O Geossítio conta com um grande número de turistas todos os anos que buscam um conteúdo científico-didático. Por ser uma área de erosão que mostra camadas avermelhadas, encontra-se no arenito com cerca de 8m de espessura fragmentos de troncos petrificados com mais de 140 milhões de anos.

Esses troncos petrificados (fósseis) afirmam que, no período Jurássico existiam na região colinas cobertas por florestas recortadas por rio que consequentemente transportavam os troncos caídos e posteriormente eram depositados em meio às areias e argilas, sendo fossilizados (petrificados) ao passar dos anos.

Ao longo do tempo, os troncos foram transformados em rocha (silicificados), porém, mantiveram a forma das estruturas do antigo vegetal. Graças a tal preservação, é possível identificar famílias e gêneros das espécies que faziam parte da floresta no final da época Jurássica, na região do Cariri.