×

Arte em Juazeiro do norte

Arte em Juazeiro do norte

Juazeiro do Norte é considerada um dos lugares com maior manifestação cultural, motivada por ser uma  cidade com grande crença religiosa

Com o volume de fiéis romeiros que vem e vão, fazem da cidade assim conhecida não só no Brasil mais em toda America latina, título motivado por grande influência de Padre Cícero.

A arte local também se destaca, e surgiu ainda na época de Padre Cícero, que incentivava o artesanato local, e via arte como forma de proporcionar renda, e trabalho para as famílias de Juazeiro do norte.

Com essa cultura enraizada a cidade virou um berço de artistas, que fomenta a economia da cidade e a deixa cada vez mais conhecida, com artistas conhecidos nacionalmente e internacionalmente, enriquecendo não só seus nomes e o nome da cidade como o nome do Brasil também.

Muitos buscam inspiração nos grandes personagens da cultura local e regional como Padre Cícero e Lampião, no próprio sertanejo ou representando as tradições, seja nas festividades religiosas, como também nas danças (reisado, lapinha, etc). Na arte, diversificam peças em madeira, palha, couro, barro, ferro, gesso e até mesmo a literatura de cordel que dá força à xilogravura. Tudo isso fruto da criatividade, com a imaginação de cada artista retratando a realidade do Juazeiro feita por gente inteligente que agrega grande valor a cidade e a quem adquire suas peças.

Quem visita a cidade se espanta positivamente, com o volume de artistas espalhados pela cidade e se encanta mais e mais a cada passo dado conhecendo novas artes, e vislumbrando a grande beleza da cidade que por si só já e uma obra de arte.

Se despertou a vontade de conhecer Juazeiro do norte com esse artigo não perca tempo seja você devoto de padre Cicro, ou admirador de belas artes, venha viver uma bela experiencia, por que viver bem também e uma arte.

 

Autor

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*