×

Artesanato em Juazeiro do Norte

Artesanato - UMA DAS MAIORES ATIVIDADES ECONÔMICAS DE JUAZEIRO DO NORTE.

Artesanato em Juazeiro do Norte

O ARTESANATO COMO UMA DAS MAIORES ATIVIDADES ECONÔMICAS.

Juazeiro do Norte é considerado um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina.

Atrai 1,5 milhões de fiéis por ano devotos de Nossa Senhora das Dores e Padre Cícero, porem o artesanato local vem chamando a atenção dos Turistas.

Uma cidade com uma vasta qualidade em artesãos, produz uma quantidade magnifica de artesanato desde imagens do Padre Cicero a animais fantásticos esculpidos em barro, madeira etc.

Por ser uma região bastante religiosa, pode-se encontrar também, diversos tipos e formatos de oratórios e cenas religiosas esculpidas em barro formando lindos presépios.

A principal forma de geração de renda para a população nas cidades da região é o artesanato local, conhecido pela utilização de materiais como:

  • couro (chapéus, botas, tapetes, etc), junco, palha, bambu, cipós, raízes, folhas de palmeira, madeira (móveis, tonéis, talhas e esculturas), Barro (filtro, jarro, bonecos de barro, etc).

Falando em artesanato , não podemos deixar de fora a Xilogravura, uma arte muito praticada e apreciada na região, vinda da China, hoje faz parte do artesanato da região Nordeste

A xilogravura é feita em madeira, onde, o artesão entalha um desenho deixando em relevo a parte que irá ser reproduzida.

UMA DAS MAIORES ATIVIDADES ECONÔMICAS DE JUAZEIRO DO NORTE.
UMA DAS MAIORES ATIVIDADES ECONÔMICAS DE JUAZEIRO DO NORTE.

Pinta-se então, a parte em relevo com tinta como se fosse um carimbo, para revelar a imagem em um papel ou em qualquer outro material.

O desenho sai no papel ao contrário do que foi entalhado, exigindo um trabalho maior do artesão na hora de entalhar, dando vida aos cordéis.

Assim, são elaboradas as artes gráficas e ilustrações das capas dos cordéis com diversas figuras diferentes presente no dia-a-dia da vida no sertão Nordestino como: cantadores, vaqueiros, cangaceiros entre outros.

Visitando Juazeiro do Norte , você pode encontrar, artesanatos, movimentos culturais e gastronômicos no Centro de Cultura Popular, local com exposições, venda de peças artesanais, cozinha típica e palco para apresentações folclóricas e lançamento de cordéis.

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*