×

Artesanato de Juazeiro do Norte

artesanato em juazeiro do norte

Artesanato de Juazeiro do Norte

Artesanato de Juazeiro do Norte gera uma das maiores economias do Ceará.

O artesanato de Juazeiro do Norte é o legítimo artesanato cearense, um dos mais ricos do Brasil. A diversidade de materiais e tipologias são as mais variadas do país.

Vão desde as mais tradicionais como areia colorida, alimentos e bebidas, gesso e parafina, argila, fios e tecidos, madeira, fibra vegetal, material sintético, metal, pedra, até as mais diferenciadas como chifre, osso, dente e casco, conchas e escamas de peixe, cascas, flores e folhas secas, couro e papel/xilogravura.

Xilogravura é uma arte milenar que marca a identidade da cultura do Nordeste do Brasil e do artesanato de Juazeiro do Norte

O artesanato de Juazeiro retrata o rico imaginário da cultura popular a partir de temáticas religiosas. A técnica consiste em talhar um pedaço de madeira usando facas e canivetes bem amolados. É o encontro do tradicional e do contemporâneo.

O artesanato de Juazeiro do Norte é motivado pelo grande centro de religiosidade da América Latina, graças a figura de Padre Cícero que era um incentivador do artesanato, garantia de trabalho e renda para a maioria dos habitantes.

Encontramos o artesanato de Juazeiro do Norte em toda a decoração da Pousada Sombra do Juá

A Pousada Sombra do Juá procura manter viva a cultura regional com artesanatos locais. Recebe elogios por todos seus hóspedes pela riqueza nos detalhes da decoração. Você vai perceber  o artesanato de Juazeiro e se encantar desde a recepção até os quartos.

A Pousada Sombra do Juá conta ainda com uma loja linda, onde você vai encontrar artesanatos de Juazeiro do Norte, dos artesãos da cidade e da região. Quase impossível se hospedar e não levar pelo menos uma peça para casa ou para presentear amigos e família.

Ficou curioso para conhecer o  artesanato de Juazeiro do Norte?

Navegue pelo nosso site e saiba um pouco mais sobre a Terra do Padre Cícero e se encante com o que a Pousada Sombra do Juá tem a oferecer.

No próximo texto trarei dicas especiais para a terceira idade.

 

Fontes: bit.ly/xilografia-nordestina