patrimônio da humanidade

Juazeiro do Norte, Crato e Nova Olinda se reúne para tornar a Chapada do Araripe um Patrimônio da Humanidade, reconhecido pelo UNESCO

Acontece esta semana, I Seminário Internacional do Patrimônio da Chapada do Araripe, entre os dias 6 a 9 de agosto.

O objetivo é apresentar a importância do Geoparque, como também discutir sobre os próximos passos para o reconhecimento do título.

Na programação do evento estão debates, exposições, espetáculos teatrais, oficinas, shows. Bem como a inauguração de três importantes Museus para a região.

 Juazeiro do Norte inaugura o Museu Casa do Mestre Nena, no Bairro João Cabral.

Crato inaugura o Museu Casa do Mestre Raimundo Aniceto, no Bairro Seminário.

Nova Olinda inaugura o Museu Casa Oficina de Dona Dinha, no Bairro Vila Alta.

Na busca do reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, estarão  presentes agentes culturais da região, mestres da cultura popular, palestrantes internacionais e nacionais, pesquisadores de Marrocos e Portugal e representantes institucionais, tanto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional (IPHAN) como também da Associação de Gestores Culturais do Algarve.

O Seminário conta também com apresentações dos grupos de tradição, espetáculos no Teatro Patativa do Assaré em Juazeiro do Norte, juntamente com Shows na Fundação Casa Grande em Nova Olinda.

Os encantos que levam a Chapada de Araripe, como Patrimônio da Humanidade

Chapada do Araripe, tem 160 km de comprimento e 50 km de largura, formada há mais de 150 milhões de anos.

Uma muralha erguida entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. Verdadeiro Patrimônio da humanidade, coberto por uma exuberante vegetação, grutas e fontes naturais.

Apesar de estar no meio do semiárido nordestino, o Cariri tem vegetação farta e é chamado de “Oásis do Sertão”. A região é conhecida, consequentemente pela riqueza geológica do período cretáceo, com fósseis de 90 a 150 milhões de anos.

Definitivamente, um patrimônio da humanidade com representações de todos os reinos da biodiversidade. Em suma são mais de 300 animais e 200 espécies vegetais registrados.

Dentre as descobertas da região do Cariri, está o Santanaraptor placidus, um dinossauro carnívoro que podia chegar a 2 metros e meio de altura.

 

A reserva florestal de Araripe, tem registro de algumas aves raras que estão ameaçadas de extinção. São elas o Jacu, o vira-folha, o soldadinho do Araripe, a Araponga do Nordeste e o Pintassilgo do Nordeste.

A Chapada do Araripe com sua rica história, seus registros arqueológicos e a abundante flora e fauna que definitivamente impressionam não só pela beleza como também, pela importância cultural e social, tem certamente, motivos para se tornar Patrimônio da Humanidade.

Enfim,  você, conhece a região do Cariri? Tenho certeza que irá se surpreender.

 

Juazeiro do Norte, berço de cultura e fé

Juazeiro do Norte berço de fé e cultura

Juazeiro do Norte, considerado o berço de fé e cultura de Cariri.

Juazeiro do Norte é a cidade do interior do Ceará mais importante da região em termos econômicos. A principal da América Latina, quanto a religiosidade popular. O verdadeiro berço de fé e cultura de Cariri.

Seu nome é proveniente de uma árvore bastante comum na caatinga: O Juazeiro, também conhecido como “pé de juá”. Por isso, Juazeiro do Norte, que apesar do nome, está situada no sul do Ceará. Continue lendo

Férias de julho, que tal com aquaparque?

Férias de julho, que tal com aquaparque?

Férias de julho no Cariri, que tal com aquaparque?

O estado de Ceará, que tem clima temperado, é popularmente conhecido como a “Terra do Sol“.

Tal título não é a toa. Chove poucos dias no ano e o calor muitas vezes, castiga até mesmo quem está acostumado com as altas temperaturas.

A região de Cariri, é a região mais procurada por famílias nas férias de julho.

Afinal, férias  de julho com aquaparque é diversão e alegria para toda família!

Juazeiro do Norte e cidades vizinhas, como Missão Velha e Barbalha  são as mais procuradas nas férias, devido aos seus aquaparques e balneários.

São vários aquaparques na região, mas decidimos destacar um para vocês, bem pertinho da Pousada Sombra do Juá:

Arajara Park, que é o maior do interior do Ceará e o mais famoso pela sua decoração que remete à época dos dinossauros.

Decidir incluir um aquaparque no roteiro de suas férias, é optar por alegria, diversão e tranquilidade,  pois passarão 2 ou 3 dias com a programação completa.

São muitos atrativos como piscinas com correnteza, toboáguas, cascatas, trilhas ecológicas, circuito aventura, pesque e pague..

Aquaparques, com toda certeza, vão fazer de suas férias de julho as melhores!

Quer relaxar? A região conta ainda com o Balneário Caldas, com Estância Hidromineral e Termal.

Há aproximadamente 20 km da Pousada Sombra do Juá, na cidade de Barbalha, fica o Balneário do Caldas, Estância Hidromineral e Termal, um lugar encantador, cercado pela natureza, destino de milhares de turistas por ano.

Já incluiu nas suas férias de julho aquaparque? Então vamos dar algumas dicas para você aproveitar melhor:

Sem dúvida, a dica número 1 é o protetor solar, não dá para ficar sem na Terra do Sol, não acha? (Já passe antes mesmo á saída do hotel);

Leve uma toalha ou roupão, uma muda de roupa extra e artigos pessoais( escova de cabelo, hidratante) para a saída do parque;

Além de uma roupa extra de banho, leve um short de piscina( válido para homens e mulheres), pois alguns tobogãs não permitem a descida só de biquini ou sunga.

Aproveite suas férias em Cariri e se hospede na melhor pousada da região, Pousada Sombra do Juá.

Festa de Santo Antônio em Barbalha

Festa de Santo Antônio em Barbalha

A tradicional festa de Santo Antônio em Barbalha já tem data definida para 2019

Barbalha é uma cidade vizinha de Juazeiro de Norte, são apenas 13 km de distância em estrada de fácil acesso.

É comum os visitantes e turistas de uma cidade aproveitar o turismo e as datas comemorativas das duas cidades, assim como a tradicional festa de Santo Antônio, que acontece este ano entre o dia 1 a 13 de junho. Mais um belo motivo para conhecer Juazeiro do Norte, não acham? Continue lendo

Diversão em Juazeiro do Norte

Diversão em Juazeiro do Norte

Procurando diversão em Juazeiro do Norte ? Então não deixe de conhecer o polo gastronômico da cidade!

Para os amantes da boa gastronomia, o Polo Gastronômico de Juazeiro do Norte é o verdadeiro paraíso, parada obrigatória de todos os visitantes e ponto de encontro do povo de Cariri. Sua diversão em Juazeiro do Norte está garantida!

Refeições maravilhosas são muitas vezes o que você mais se lembra ao retornar de uma determinada viagem, não acha? Continue lendo

A satisfação dos clientes da Pousada Sombra do Juá

A satisfação dos clientes da Pousada Sombra do Juá

A satisfação dos clientes é o que nos motiva!

Em qualquer segmento que seja a empresa, a satisfação dos clientes estará sempre relacionada às pessoas com as quais eles irão interagir, ou seja, a equipe de colaboradores.

Mesmo com o grande avanço tecnológico percebido nas últimas décadas, substituindo em muito o contato pessoal, ainda são as pessoas, com sua sensibilidade e empatia, que têm a capacidade de satisfazer e superar expectativas, sendo as responsáveis pelo sucesso ou fracasso de qualquer empreendimento Continue lendo

Romaria da terceira idade

Romarias da Terceira Idade

Romarias da Terceira Idade em Juazeiro do Norte são cada vez mais frequentes.

Juazeiro do Norte tem programação o ano todo e está preparada para receber as romarias da terceira idade.

Falar de romarias na Diocese de Crato e em Juazeiro do Norte é falar do querido Padre Cícero Romão Batista. Este sacerdote dinamizou a espiritualidade católica na região do Cariri, sendo responsável pela espiritualidade de todo o povo nordestino até os dias de hoje. Continue lendo

artesanato em juazeiro do norte

Artesanato de Juazeiro do Norte

Artesanato de Juazeiro do Norte gera uma das maiores economias do Ceará.

O artesanato de Juazeiro do Norte é o legítimo artesanato cearense, um dos mais ricos do Brasil. A diversidade de materiais e tipologias são as mais variadas do país.

Vão desde as mais tradicionais como areia colorida, alimentos e bebidas, gesso e parafina, argila, fios e tecidos, madeira, fibra vegetal, material sintético, metal, pedra, até as mais diferenciadas como chifre, osso, dente e casco, conchas e escamas de peixe, cascas, flores e folhas secas, couro e papel/xilogravura. Continue lendo