×

Cariri: Basílicas e Santuários por Tripadvisor

Cariri - Santuário de São Francisco das Chagas

Cariri: Basílicas e Santuários por Tripadvisor

Cariri trás Romeiros cheios de Fé para agradecer e renovar pedidos de uma vida melhor

Entre todos os pontos de fé que a região do Cariri tem para receber os Romeiros mais fervorosos do Brasil, mas principalmente do Nordeste estão em Juazeiro do Norte. A representatividade e importância que o Padre Cícero tinha para a região e seu povo trouxe a atenção da Igreja Católica.

Assim sendo aconteceu a possibilidade da construção do Santuário dos Franciscanos, a Basílica de São Francisco e a Matriz de Nossa Senhora das Dores entre outras. Nessa matéria iremos apresentar outros pontos turísticos que a cidade de Juazeiro do Norte oferece e que te dá a oportunidade de fazer turismo religioso:

Basílica de São Francisco

O Benzimento do Santuário de São Francisco das Chagas, conhecido como a Igreja dos Franciscanos, foi em 06 de janeiro de 1956 depois de seis anos da inauguração de sua pedra fundamental em 06 de janeiro de 1950. A Igreja dos Franciscanos fica localizada na Rua Monsenhor Juviniano Barreto, se constituindo num dos maiores e mais belos templos dessa ordem no Brasil.

No seu teto, citações de nomes de famílias que contribuíram de alguma maneira para a obra erguida em estilo lombardo-saxônico e na forma de Cruz Latina Dupla.

A imagem de São Francisco no altar-mor foi esculpida em Gênova, na Itália, e outra em um enorme pedestal é circundada pela Praça das Almas, que são passarelas suspensas como réplica à Praça de São Pedro no Vaticano. Sua torre de 45 metros de altura conta com um bonito relógio e mais oito sinos que tocam trechos do Hino a São Francisco. O estilo é Romano “Lombardo”.

O imenso Santuário de São Francisco das Chagas comporta cerca de 30 mil cristãos em época de romaria.

O Santuário é majestoso e seus dados estatísticos impressionam: acesse no site oficial

Matriz de Nossa Senhora das Dores

Pe. Cícero Romão Baptista foi o sexto capelão provisionado, a partir de 11.04.1872. Já em 1873, Pe. Cícero percebeu que a capelinha era muito pequena e inadequada para a vila. Decidiu, então, começar a construção de uma outra, muito maior, sob a mesma invocação de Nossa Senhora das Dores, nas proximidades, em local privilegiado da villa, então com umas 32 casas. Esta primeira igreja começou a ser construída em 1875. Os rigores da seca de 77 interromperam as obras que, somente parcialmente, foram conclusas em 1884.

Naquele 19 de agosto, o então bispo do Ceará, D. Joaquim José Vieira, em visita pastoral ao Cariri, foi pessoalmente sagrar o altar. Até 1905 ainda restariam obras finais com a conclusão da segunda torre. Pe. Cícero continuou o seu trabalho de missionário até 1892, quando então foi suspenso de ordens, motivado pelas censuras impostas pela Sagrada Congregação do Santo Ofício, por seu envolvimento com a chamada Questão Religiosa de Joaseiro.

Para ler todo o Histórico da Matriz acesso o site oficial aqui

Capela do Perpétuo Socorro

Santuário dos Franciscanos - Cariri
Santuário dos Franciscanos – Cariri

Foi construída entre os anos de 1908 e 1909 e fica situada no início da Rua Santa Luzia, no Centro de Juazeiro. Conhecida como Capela do Socorro, a mesma está à frente do principal cemitério do município, e, no seu altar-mor, foram sepultados os restos mortais do Padre Cícero no dia 21 de julho de 1934. Por isso, tornou-se um dos lugares considerados sagrados e de grande visitação em Juazeiro, principalmente durante a Romaria de Finados, de tal forma a ser apontado como um dos túmulos mais visitados do mundo. Trata-se do único templo da cidade a ostentar imagens em vitrais do Padre Cícero e da Beata Maria de Araújo.

Outras matérias dos Pontos Turísticos do Cariri

TURISMO COMERCIAL NA LISTA DA TRIPADVISOR

PONTOS TURÍSTICOS – OS 10 MAIS POR TRIPADVISOR