×

Chapada Araripe – Fauna Fantástica

Chapada Araripe – Fauna Fantástica

Chapada Araripe, uma região com surpreendentes paisagens, uma fauna diversificada e excêntrica por natureza

Localizada na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, composta por um formato distinto, a Chapada Araripe nada mais é do que uma formação geológica com uma planície no alto, comparada ao formato de uma “Muralha”.

A sua diversidade é decorrente de três importantes ecossistemas sendo, a “Floresta Nacional” responsável por ajudar a fornecer alimento para as comunidades locais (além de também fornecer energia e remédios naturais).

Mapa da Chapada Araripe
Mapa da Chapada Araripe

Uma “área de preservação ambiental” e um “Geoparque” (área territorial com limites definidos, que inclui um estimado patrimônio geológico, associado a uma estratégia de desenvolvimento sustentável). Uma região de referência em ecossistemas, magnificas belezas naturais e uma diversidade incrível.

Sua fauna é variada com diversas espécies de répteis, insetos e mamíferos.  Infelizmente algumas espécies se encontram em risco de extinção, como o pássaro “Soldadinho do Araripe”, encontrado somente na região da Floresta Nacional.

A Chapada Araripe se diferencia das outras quatro chapadas ao redor do Brasil, por estar em uma região semi-árida, entretanto, a presença de água ao seu redor faz dela um oásis em meio a tanta diversidade.

Algumas cidades importantes como Barbalha, Crato, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri ocupam as áreas da chapada com um potencial econômico satisfatoriamente explorado por indústrias.

A Chapada Araripe vem sendo prejudicada pelas indústrias da redondeza que acabam não provendo um desenvolvimento sustentável.

Dessa forma, destruindo os habitats naturais da fauna local, consequentemente levando os animais a lutarem por novas moradas para a continuidade de suas espécies.

Vale a pena conferir as belezas imensuráveis dessa região, desde Fontes de água cristalina, a uma fauna e flora única que mesmo em meio a um sertão árido, realça suas belezas naturais.

Fonte: Wikipedia