×

Museu de Paleontologia em Meio ao Oásis Carirense

Além do Turismo Comercial tem outros tipos

Museu de Paleontologia em Meio ao Oásis Carirense

“Em uma pequena cidade no sul do estado do Ceará, Santana do Cariri, está um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo, com fósseis em destaque pela sua excelente preservação.”

A cidade faz parte da Bacia Sedimentar do Araripe, localizada no extremo sul do estado do Ceará, compreendendo ainda porções dos estados de Pernambuco e Piauí, com uma área próxima de 10 mil quilômetros quadrados.

O museu de paleontologia de Santana do Cariri foi fundado no ano de 1985 pela prefeitura da cidade. Sendo em 1991 doado à Universidade Regional do Cariri – URCA, passando assim a integrar a estrutura da universidade como núcleo de pesquisa e extensão.

A partir de 1997 o museu tornou-se propulsor da pesquisa paleontológica, na divulgação da ciência e no apoio à cultura do Cariri devido ao projeto de implantação do Complexo Paleontológico da Chapada do Araripe.

Hoje, o museu oferece de forma regular cursos, treinamentos, encontros, palestras e representa um ponto de apoio para pesquisadores de todo o mundo com o intuito de manter os projetos de escavações permanentes de fósseis em toda Bacia do Araripe, bem como a sua coleta. O objetivo é inibir a exploração clandestina e o tráfego de fósseis da região.

 Museu de Paleontologia de Santana do Cariri
Museu de Paleontologia de Santana do Cariri

No seu atual acervo encontram-se vários grupos de fósseis, sendo eles: impressões de samambaias, pinheiros e plantas com frutos; moluscos, artrópodes (crustáceos, aranhas, escorpiões e insetos); anfíbios e répteis (lagartos, tartarugas, pterossauros, dinossauros e crocodilianos); peixes (raias, tubarões e diversos peixes ósseos). Tal material fossilífero é proveniente, principalmente, das formações de Missão Velha e Santana do Cariri.

O Museu de Paleontologia recebe em média 900 visitantes por mês e é considerado um dos principais centros de visitação da região do Vale do Cariri. Propiciando aos visitantes a oportunidade de conhecer a riqueza paleontológica da região. Os interessados em conhecer um pouco do acervo do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri terão uma grata surpresa ao visitar tal exposição.

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*