×

Cordel de Juazeiro do Norte é tradição

Norte é tradição oxente

Cordel de Juazeiro do Norte é tradição

Cordel de Juazeiro do Norte tem histórias ricas, não exatamente contadas nos cordéis, mas de pessoas que escrevem eles

Cordel de Juazeiro do Norte já teve seus dias de glória, dias que estavam em praticamente todos os pontos comerciais mais antigos da cidade, hoje vivem dias de nostalgia principalmente pelas poucas pessoas que não querem deixar morrer essa tradição e parte da rica cultura popular nordestina.

O mais curioso sobre a luta pela perpetuação dessa parte da história e cultura, principalmente interessada aos cearenses de famílias de escritores de cordel, é que para a vitória ser alcançada os cordéis estão tendo que viajar milhares de quilômetros pelo Brasil.

No Rio de Janeiro se viveu uma “febre nordestina” com direito a museu com homenagens ao Padre Cícero, Padim Cíço para os íntimos nordestinos, e também regado com muitos cordéis de escritores cearenses.

Na Feira de São Cristovão, conhecida também como Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, o cordel ganha um sentido literário para que o público que não conhece possa entender esse gênero: gênero literário popular escrito na forma rimada. Ótima oportunidade para se conhecer o Cordel de Juazeiro do Norte.

Cordel em Juazeiro do Norte é tradição centenária.
Cordel em Juazeiro do Norte é tradição centenária.

Claro que no Rio de Janeiro, como por todo Brasil, tem moradores nordestinos ou filhos de nordestinos e que por muitas vezes não tiveram tempo de conhecer bem sua própria cultura. E essa grande chance, por onde passa cerca de 300 mil visitantes por mês, acaba influenciando brasileiros de outros lugares do país.

Por isso nossa região tem sido também procurada por diversos tipos de turistas, não só aqueles interessados na religião por causa do Padre Cícero, os ecológicos por causa da Chapada do Araripe, entre outros. Mas sim por causa dessa cultura rica que é o Cordel de Juazeiro do Norte.

Se está procurando uma oportunidade para conhecer o Cordel de Juazeiro do Norte, hospede-se aqui na Pousada Sombra do Juá e peça para nossas recepcionistas te apresentarem os locais onde é possível aprender mais sobre essa cultura nordestina de raiz.

Leia sobre a “febre nordestina” que está acontecendo no Centro de Tradições Nordestinas