×

Festa de Santo Antônio em Barbalha

Festa de Santo Antônio em Barbalha

Festa de Santo Antônio em Barbalha

A tradicional festa de Santo Antônio em Barbalha já tem data definida para 2019

Barbalha é uma cidade vizinha de Juazeiro de Norte, são apenas 13 km de distância em estrada de fácil acesso.

É comum os visitantes e turistas de uma cidade aproveitar o turismo e as datas comemorativas das duas cidades, assim como a tradicional festa de Santo Antônio, que acontece este ano entre o dia 1 a 13 de junho. Mais um belo motivo para conhecer Juazeiro do Norte, não acham?

A festa de Santo Antônio em Barbalha também conhecida como Festa do Pau da Bandeira, é uma festividade popular anual da cidade cearense de Barbalha.

Suas origens remontam ao ano de 1928, quando o pároco José Correia de Lima, então vigário de Barbalha, promoveu o cortejo do mastro em cujo topo seria hasteada a bandeira de Santo Antônio. Desde então, o carregamento do mastro e hasteamento da bandeira, em fins de maio e início de junho, marcam o início das festividades dedicadas ao santo.

A festa de Santo Antônio de Barbalha hoje tem relevância em nível nacional e estadual, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil reconhecimento pelo IPHAN em uma sessão especial no ano de 2015 em Brasil, e agora no ano de 2018 reconhecimento como Patrimônio Cultura Imaterial do Estado do Ceará, também em sessão especial pelo Governo do Estado do Ceará.

Vamos a programação, afinal tem muito arrasta pé pra curtir

A Festa de Santo Antônio começa com a Noite das Solteironas, no dia que antecede a abertura oficial, onde ocorrem Missa Solene, desfile folclórico, o Pau Mirim e o famoso Cortejo do Pau da Bandeira.

Na programação, quermesses, novenas e procissão, bem como Feira de Negócios, simpósios e cursos.

Também mantidos, as apresentações culturais, o Casamento das Noivas de Santo Antônio e os shows, no Parque da Cidade. Durante a festa, será intensificada a Campanha contra a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A expectativa é que circulem entre 500 a 600 mil pessoas entre os dias 1º e 13 de junho. Só no dia 2, no domingo, quando ocorre o tradicional carregamento do pau, são esperadas 350 mil brincantes.

Diversão com atrações gratuitas espalhadas por Barbalha e Juazeiro do Norte.Mano Walter, Xand Avião, Gabriel Diniz e Jonas Esticado são algumas das atrações.

Venham comemorar com a gente!