×

Geoparque e suas riquezas

geoparque

Geoparque e suas riquezas

geoparque
geoparque

Geoparque

Alguns atrativos turísticos proporcionam memorias inesquecíveis aos viajantes, é o caso do Geoparque Araripe localizado na chapada do Araripe, região do Cariri, o primeiro da América Latina.

Existem no local, 9 sítios geológicos e paleontológicos com registros de milhões de anos nos municípios do sul do Ceará, são eles Batateiras (Crato), Pedra Cariri e Ponte de Pedra (Nova Olinda), Parque dos Pterossauros e Pontal de Santa Cruz (Santana do Cariri), Cachoeira de Missão Velha e Floresta Petrificada (Missão Velha), Riacho do Meio (Barbalha), e Colina do Horto (Juazeiro do Norte).

Áreas com grande biodiversidade e relevância histórica, cultural, geológica e paleontológica, que despertam o interesse científico e a visitação turística.

Com 3.441 km², e instalado na confluência dos sertões do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Piauí, o Geoparque Araripe é o único representante brasileiro que integra a lista do Programa Internacional de Geociência e Geoparques da Unesco.

O local preserva vestígios da presença humana há 30 mil anos, além de Museus como o de paleontologia de Santana do Cariri que ajudam o visitante a entender a região antes e após a presença humana na terra.

Em quase todos os municípios da região, mais precisamente, os 6 já citados, pode-se identificar sítios arqueológicos constituídos principalmente de artes rupestres na forma de gravura (Itacoatiara), pinturas em rochas e registros fósseis de animais da megafauna.

Com beleza singular, a Chapada do Araripe e o Vale do Cariri formam uma das regiões de maior excentricidade cultural do Brasil, destacando o folclore, a religiosidade, o artesanato e a gastronomia.

Não podemos deixar de lembrar que essas manifestações foram fortemente influenciadas pelo cangaço, banditismo rural geralmente romantizado na primeira metade do século passado e ainda presente na memória popular, inclusive através dos Cordéis.

Conhecer esse patrimônio diversificado e alternativo, é apreciar com um espírito aventureiro e muita disposição para viajar de voltar ao tempo, onde, a América do Sul e a África formavam um só continente.

Aproveite para se hospedar na Pousada Sombra do Juá e conheça o Geoparque, tenho certeza que sua experiência será única e você sairá de lá com uma bagagem cultural enriquecedora!!