×

Índios Cariris – Buscando conhecer um pouco mais sobre nossas raízes

Índios Cariris – Buscando conhecer um pouco mais sobre nossas raízes

“Primeiros habitantes da região do Cariri são recordados e ainda tem sua cultura presente nos dias atuais”

Subdividida em grupos de diversas denominações, dentre elas os Quixeréus, Curianêses, Cariús, Calabaças, Pacajus, Icós, Cariris, Carirés, Jucás, Jenipapos, Garanhus, Icós, entre outros.

6870392137_e863518745_zQualquer índio da região era conhecido como Cariús por ser a maior tribo existente na época. Eles levavam uma vida tranquila. Suas residências eram construídas de palha da palmeira e usavam utensílios feitos de forma artesanal como cuias, cabaças, coités, pilão, pratos e panelas para cozinhar. Seu cozido vinha do preparo de alimentos retirados do plantio da mandioca, do milho e do algodão.

Para a pesca usavam arpões, setas e anzóis, além de canoas para navegação em rios. Já na plantação, passaram a recorrer à coleta de sementes e frutos nativos. De forma a complementar a alimentação retirava da natureza uma diversidade de frutas como macaúba, babaçu, pequi e caju.

Quanto à arte usada no artesanato, os homens utilizavam tecnologias muito antigas, transmitida de geração a geração. Com o objetivo de auxiliar nas atividades de caça, fabricavam machados de pedra polida e raspadeiras feitas de conchas e moluscos. Enquanto as mulheres se dedicavam à cerâmica e a tecelagem.

A caça e a pesca farta nas matas e rios faziam do ambiente um verdadeiro paraíso, onde suas famílias puderam viver em paz durante muito tempo. Ainda até hoje, a maioria destes costumes, comidas e ambientes foram e são utilizados pelas comunidades. Como por exemplo os cozidos proveniente da mandioca e do milho.

indio_tapiocaA herança cultural dos indígenas, apesar de toda força destruidora dos invasores, perdura até hoje, embora, muitas vezes, despercebida. Nas atividades de caça e pesca, restam-nos as tarrafas, os fojos, as arapucas, dentre outros. Já na agricultura, a plantação da mandioca e do milho. Entre utensílios domésticos, sobraram o pilão escavado em tronco de árvores, as cuias, potes e panelas de barro. Na alimentação, os exemplos são pequi, caju, tapioca, beiju e macaúba.

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*