×

Juazeiro do Norte berço de fé e cultura

Juazeiro do Norte, berço de cultura e fé

Juazeiro do Norte berço de fé e cultura

Juazeiro do Norte, considerado o berço de fé e cultura de Cariri.

Juazeiro do Norte é a cidade do interior do Ceará mais importante da região em termos econômicos. A principal da América Latina, quanto a religiosidade popular. O verdadeiro berço de fé e cultura de Cariri.

Seu nome é proveniente de uma árvore bastante comum na caatinga: O Juazeiro, também conhecido como “pé de juá”. Por isso, Juazeiro do Norte, que apesar do nome, está situada no sul do Ceará.

Milhares de fiéis visitam Juazeiro do Norte, berço de fé e cultura, ao longo do ano. Seja para pagar promessas ou rezar pela memória de Padre Cícero, o maior símbolo da religiosidade nordestina.

As igrejas da cidade, com suas estruturas complexas e relíquias, museus religiosos e a famosa estátua do padroeiro “Padim Padre Cíço”,  arrastam milhares de visitantes e peregrinos todos os anos, certamente movidos pela sua fé.

Algumas igrejas e museus que não podem faltar na sua visita em Juazeiro do Norte:

Instalada na Colina do Horto, a Estátua de Padre Cícero, com 25 metros de altura. Oferece vista panorâmica e abriga uma capela e um museu onde estão expostos objetos pessoais, pinturas e fotos do religioso;

A Capela do Perpétuo Socorro, onde o padre foi enterrado, no dia 21 de julho de 1934. Por isso, tornou-se um dos lugares considerados sagrados e de grande visitação em Juazeiro;

Basílica de São Francisco. Sua torre de 53 metros de altura conta com um bonito relógio e mais oito sinos que tocam trechos do Hino a São Francisco;

Matriz de Nossa Senhora das Dores, construída em 1875 pelo próprio Padre Cícero Romão Batista. Foi nesse templo onde ocorreu o primeiro milagre da transformação da hóstia em sangue na boca da Beata Maria de Araújo, no dia 1º de março de 1889.

Quanto aos museus, temos o Museu Cívico Religioso Padre Cícero, o Memorial de Padre Cícero, com um amplo acervo de imagens, móveis e documentos pessoais do Padroeiro da cidade. Também o Museu Vivo de Padre Cícero, imperdível, pela arquitetura e pelo conteúdo histórico, são varias salas temáticas.

Compras em Juazeiro do Norte

A cidade é a mais rica em artesanato nordestino e além disso, conta com 2 Shopping Centers, muito bem estruturados com cinema. Diversão para crianças e lojas conceituadas no Brasil e exterior.

Depois de todas as visitas culturais e religiosas, que tal um ótimo lugar para aproveitar a noite? Então não deixe de conhecer o polo gastronômico de Juazeiro do Norte!

Explore os restaurantes deste polo e conheça os múltiplos estilos de culinária, técnicas e ingredientes que se misturam para criar uma cena gastronômica única do Cariri Cearense.

Afinal, gastronomia é também uma paixão mundial!

Pousada Sombra do Juá está localizada no centro de todo o roteiro turístico e lhe convida para uma deliciosa experiência em hospitalidade e acima de tudo, o  aconchego nordestino!

 

 

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*