×

Matéria menciona o Padre Cícero “controverso”

Matéria menciona o Padre Cícero “controverso”

O Padre Cícero e o “presente de grego”: No dia de seu aniversário, Padre Cícero tem seu nome citado pela Livraria da Folha que publica conteúdo que menciona uma imagem controversa do sacerdote.

O início da matéria aborda um histórico de jogo de poder e posição de destaque na região do Cariri. Fala também que mesmo sendo considerado santo em Juazeiro do Norte ele foi denunciado como impostor pela Igreja e os líderes políticos.

“Ele se tornou uma das figuras mais controversas da história do Brasil” – trecho da matéria publicada pela Livraria da Folha

padre-cicero-aniversario
Padre Cícero foi controverso?

Comenta-se também o milagre atribuído ao sacerdote que foi ordenado na década de 70. O milagre, na ocasião contado pelos religiosos, foi que uma hóstia tinha se transformado em sangue na boca de uma beata.

“Dom Joaquim José Vieira, bispo em Fortaleza, não acreditou no milagre e considerou o caso como uma fraude. O Padre Cícero foi afastado de atividades eclesiásticas e proibido de falar sobre milagres e atender romeiros.” – outro trecho da matéria

Outro fato mencionado na matéria foi sobre a época que o Padre Cícero assumiu um lado político e assumira a prefeitura de Juazeiro e posteriormente foi vice-governador do Ceará em 1914.

No encerramento da matéria se falou sobre o falecimento do Padre e os livros sobre sua história:

Morreu no dia 20 de julho de 1934, aos 90 anos. Hoje, a maior estátua do país em homenagem a um brasileiro atrai uma legião de romeiros.

Publicado originalmente em 1977, “Milagre em Joaseiro”, do historiador e antropólogo norte-americano Ralph della Cava, fundamentado em documentação pouco conhecida naquele período, mudou o modo como padre Cícero era visto.

Nosso papel nesta matéria não é dar razão ao conteúdo publicado pela Livraria, mas sim deixar o conteúdo e espaço a sua disposição para comentar, argumentar e debater esse assunto tão polêmico.

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*