×

Mestre Espedito Seleiro

Mestre Espedito Seleiro

Em Nova Olinda Ceará, mais precisamente no Sertão do Cariri, mora uma lenda viva, Seu Espedito Seleiro, mestre do couro. Localizado à Rua Monsenhor Alencar nº190, é lá que ele trabalha desde cedo da manhã, às 4hs ele já está de pé em sua labuta árdua de todos os dias. Homem simples mas com grande fama desde que foi reconhecido em desfiles e vestiu artistas globais com suas peças.

Enquanto o telefone não começa a tocar insistentemente e os turistas não aparecem em sua loja ele aproveita para ficar desenhando, e os vizinhos nem se atrevem a vir tirar uma prosa. O mestre precisa se concentrar, afinal dos desenhos sai sua grande arte. Inspirações essas que ele descreve como “aciganadas e acangaçadas”. Seu trabalho já esteve presente em  desfile de grife internacional e já foi e é exportado para fora do país. O colorido de suas peças é seu carro chefe, encantando pela riqueza de tonalidades.

Sua oficina ainda é mantida por ele e os irmãos que nunca se cansam de trabalhar, todos de cabeça branca mas que carregam em si a paixão pelo ofício que o pai lhes ensinou e que sempre se mantém cheia de encomendas. Afinal as peças são muito bem feitas e de bom gosto. A mesma é reconhecida nacionalmente por conta das rotas turísticas do Ceará.

Mês que vem na cidade de Nova Olinda será inaugurado o museu do couro onde Espedito irá expor suas peças mais brilhantes e as peças de seu pai, mantidas com ele até hoje, ele afirma que se não fizer isso daqui a cem anos ninguém saberá quem ele foi e nem o que seu trabalho representou.

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*