×

O Teatro Marquise Branca

O Teatro Marquise Branca

O teatro e suas histórias

Você já deve ter percebido que a Região do Cariri possui paisagens rústicas e modernas, biodiversidade particular e uma cultura excêntrica que demonstra o ritmo genuíno da vida cotidiana local. Porém, existe um lugar específico que combina todos esses elementos em um só, Juazeiro do Norte.

O Teatro Marquise Branca é um dos pontos da cidade que chama a atenção por sua linda arquitetura, funciona em um dos prédios mais antigos de Juazeiro do Norte e fica localizado no cruzamento das avenidas Padre Cícero e Paulo Maia, no bairro Salesianos.

Há quase duas décadas, esse imóvel era abandonado, porém passou por obras de recuperação e um processo de adaptação, visando dar ao velho Matadouro Público Municipal a feição de teatro. A estrutura arquitetônica foi mantida e até os ferros por onde o animal era abatido e retirado para o caminhão. O prédio remonta à época do Padre Cícero e, agora, tornou-se espaço para fomentar a arte teatral em Juazeiro do Norte.

O Teatro
O Teatro Marquise Branca

Há quase dois anos foi inaugurada a praça Aderson Tavares Bezerra que fica localizada em frente ao Teatro.

Trouxe beleza ao local e vários atrativos como: uma fonte luminosa, amplo estacionamento para os frequentadores do teatro, moderna iluminação, jardinagem, arborização, bancos e, futuramente, uma academia.

Todos os fins de semana têm apresentações em prol da cultura local, com grupos de capoeira e um trabalho de evangelização através da arte e da música.

Conta também com aulas de teatro gratuitas para crianças e jovens de várias faixas etárias, que serão acompanhadas por vários profissionais conhecidos na região e por profissionais do Curso de Licenciatura em Teatro da URCA.

Que além de movimentar o teatro estão auxiliando no desenvolvimento das crianças e dos jovens de Juazeiro do Norte e da região.

Tem ainda uma feira quinzenal que acontece na praça em frente ao teatro, com comidas típicas, festivais de gastronomia e feira com artesanatos locais.

Fonte: Internet