×

Padin Ciço e sua vida politica.

Padin Ciço e sua vida politica.

Muitos conhecem padre cicero “Padin Ciço” como, padre apenas que ajudava seus fies que lutavam contra a seca no sertão e se indignava com algumas situações extremas da época, embora tudo isso seja relevante, ele foi também politico e vou tentar falar um pouquinho dessa historia.

Proibido de exercer as funções eclesiásticas, padre cicero ingressou na politica nomeado pelo governador do ceara na época Nogueira Acioli, o primeiro prefeito de Juazeiro do norte, como prefeito estimulou agricultura de subsistência, levou para o campo modernos descaroçadores de algodão e conseguiu que os trilhos da Rede de Viação Cearense chegassem ao Cariri. disse Padin Ciço certa vez que entrou para politica por que não teve outra alternativa.

Nomeado como prefeito a época, tinha pessoas que apontavam como verdadeiro administrador  o Doutor Floro Bartolomeu da Costa especie de eminencia politica do religioso, padre cicero também foi eleito como vice governador e deputado federal, porem não assumiu os cargos para não abandonar os fieis .

Certa vez em  entrevista aos seus 87 anos Padin Ciço declarou. “Em vez de se salvar o País com impostos e empréstimos, os dirigentes da pátria devem criar um novo ministério, destinado especialmente a desenvolver as nossas riquezas naturais, as grandes riquezas que Deus nos deu. Faça-se, pois, o Ministério das Minas e Florestas. É assim que se deve crescer, e não vendendo o país aos estrangeiros. Eles comem as bananas e nos atiram as cascas.” E continuou: “E, se for possível, criemos também o Ministério de Culto, Ensino, Ciência, Higiene e Bons Costumes, para melhor realizar a reconstrução moral do país.”

Críticos mais contundentes afirmam que padre Cícero “Padin Ciço” foi padrinho, amigo e protetor de Lampião. Tais vozes garantem que, em 1926, ele providenciou que o cangaceiro fosse nomeado capitão pelas autoridades federais, com o objetivo de combater a Coluna Prestes. Os cangaceiros, sabe-se, tinham forte religiosidade. Coincidência ou não, seu declínio político veio com a decadência do cangaço.

E essa e apenas mais uma parte da longa historia de nosso Padin Ciço.

Autor