×

Pontal de Santa Cruz é ponto de observação panorâmica

Pontal de Santa Cruz é ponto de observação panorâmica

Localizado a 4km de Santana do Cariri, próximo ao topo da Chapada do Araripe, o Geossítio Pontal de Santa Cruz torna-se parada obrigatória para mochileiros e aventureiros que exploram o Cariri. De lá é possível optar pela trilha que leva até a Capela e a Grande Cruz, lugar onde segundo a crença popular, serve para proteger de assombrações que ali habitavam.

Tal capela foi erguida em meados do século XX. De estilo eclético e com o antigo crucifixo em sua frente, passa a ser exemplo da arquitetura popular e devoção popular católica típica do Cariri, onde são construídas capelas em pontos paisagísticos marcantes para a realização de agradecimento de milagres e o depósito de promessas dos fiéis.

Por estar numa altitude de aproximadamente 750m, algumas pessoas não só são atraídas por crenças, mas também pela condição de desfrutar de um lindo pôr-do-sol em meio as montanhas do vale da Chapada, permitindo além desse espetáculo natural, observar o panorama da cidade de Santana do Cariri. Sendo estes alguns dos mais belos cartões postais que os visitantes podem levar para casa.

O Geossítio Pontal de Santa Cruz é a mais recente formação da bacia do Araripe, de acordo com os pesquisadores, as rochas de arenito da formação Exu existem há aproximadamente 96 milhões de anos. Tal arenito é considerado, do ponto de vista hidrológico, muito permeável, absorvendo facilmente a água da chuva, que consequentemente acumula-se nas camadas mais baias, dando origem às nascentes no sopé da chapada.

Vale ressaltar que o pontal é o retrato da mais autêntica obra de arte esculpida pela natureza. Quem visita o lugar, afirma que é um paraíso.