×

Pousada Sombra do Juá (Carnaval)

Pousada Sombra do Juá (Carnaval)

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Oficialmente, o feriado do Carnaval no Brasil é dia 12 de fevereiro, entretanto, as festividades começam dia 09 e terminam no dia 13 de fevereiro de 2013 (Quarta-feira de Cinzas).

O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, sob influência das festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em alguns países, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias e saíam pelas ruas comemorando.

Certos personagens têm origem europeia, mas mesmo assim foram incorporados ao carnaval brasileiro. A partir desse período, os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) foram criados, mas só se popularizaram no começo do século XX.

Em Juazeiro do Norte, apesar da tradição religiosa, a agitação também acontece. A prefeitura  realiza um tipo de Carnaval Popular, todas as noites durante o feriado. A expectativa é que por dia possam passar pelo local aproximadamente cinco mil pessoas.

Em Barbalha o destaque fica com os blocos. Há uma tradição na cidade deles descerem dos bairros em horários e dias diferentes para o Parque da Cidade. Um dos mais tradicionais é As Donzelas do Jatobá, que tem mais de 20 anos de fundação.

Nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha deve se concentrar a animação nos quatro dias de folia na região do Cariri. Festas populares e em balneários garantirão a alegria dos foliões.