×

Presente na região do Geopark Araripe, a Colina do Horto é parada obrigatória para os turistas

Presente na região do Geopark Araripe, a Colina do Horto é parada obrigatória para os turistas

O Geopark Araripe foi o primeiro Geopark da América Latina a ser reconhecida pela UNESCO. Sua importância deve-se aos achados geológicos (pedras) e paleontológicos (fósseis). Pois nessa região está mais de um terço de todos os registros de Pterossauros descritos no mundo.
Essa área é composta por nove geossítios, entre eles está a Colina do Horto. Como o próprio nome já descreve, este geossítio está localizado em Juazeiro do Norte, no alto da Colina do Horto, e lá se encontra a trilha de acesso ao Santo Sepulcro, o Museu vivo, a igreja Bom Jesus do Horto, e a Estátua de Padre Cicero.

museu-vivo
Museu vivo do Padre Cícero

A trilha de acesso ao Santo Sepulcro é muito longa, mas quase despercebida por exibir belezas naturais e passagens entre rochas bem estreitas. O Museu vivo  conta um pouco da história de Padre Cícero em vida, e também é local onde estão depositados os ex-votos (presente dado pelo fiel ao seu santo de devoção em consagração, renovação ou agradecimento de uma promessa). A igreja Bom Jesus do Horto, é uma construção realizada pelos padres salesianos atendendo um velho sonho do Padre Cícero. Já a Estátua que todos veem de longe, é um dos locais mais visitados da região do Cariri, reunindo romeiros e pesquisadores.

Além desses lugares, também vale uma visita a Capela do Santo Sepulcro e o Muro de Sedição.

Segundo estudiosos, o Geossítio Colina do Horto compreende as rochas mais antigas da região do Cariri cearense, que dão origem aos grandes blocos de granito. Esse local foi escolhido por Padre Cícero para fazer suas orações, e hoje,  foi escolhido pelos romeiros para depositar seus ex-votos e pedidos. Dessa forma, aqui existe um verdadeiro turbilhão de súplicas e histórias de vida marcadas pela fé incondicional.

Então, seja qual for o seu interesse. Pagar ou fazer promessa, fotografia, pesquisa social ou científica, a Colina do Horto é parada obrigatória.

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*