×

Quaresma – Preparação para a Ressurreição

Quaresma - Preparação para a Ressurreição

Quaresma – Preparação para a Ressurreição

É celebrada então, a Quarta feira de Cinzas dando início a Quaresma

A Quaresma deu-se início neste ano de 2020 no dia 26 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas. É o período cristão de preparação antes da Páscoa da Ressurreição.

As cinzas utilizadas neste ritual provêm geralmente, da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. À estas cinzas mistura-se água benta.

De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

A imposição das cinzas, que simbolizam dor, morte e penitência, serve para conscientizar os religiosos de que são mortais e que são chamados a mudar a maneira de ver, pensar e agir frente ao Evangelho de Jesus.

Estamos nos quarenta dias dedicados à chegada da Páscoa, da ressurreição de Jesus Cristo.

A Igreja vive o momento de preparação para a ressurreição de Cristo.

Nestes dias a maioria dos cristãos se preparam para a Páscoa. Praticam o jejum, não somente dos alimentos, como é imposto, mas também abstêm de todo o pecado que os afasta de Deus.

Praticar a caridade com o próximo e ajudar aqueles que mais necessitam é a principal missão dos cristãos. Embora deva ser exercida durante todo o ano, é reforçada nessa época de Quaresma.

Mensagem de Papa Francisco para a Quaresma de 2020:

“Quaresma, tempo de se desligar do celular e se conectar com o Evangelho”

O Papa disse ainda que a Quaresma “é o tempo de renunciar a palavras inúteis, conversinhas, fofocas, mexericos e se aproximar do Senhor. É o tempo de se dedicar a uma ecologia saudável do coração, fazer uma limpeza nele”.

Juazeiro do Norte se prepara para receber os romeiros

A Pousada Sombra do Juá  prepara pacotes convidativos para romeiros e grupos de excursões nessa época.

Os restaurantes locais também formulam seus cardápios especiais de Páscoa e  a Prefeitura de Juazeiro do Norte realiza um trabalho integrado entre as secretarias para fortalecer o evento religioso, ordenando as ruas, garantindo a segurança e o atendimento de saúde.

Afinal, Juazeiro do Norte recebe multidões de cristãos durante toda a Quaresma.

Fique atento às nossas redes sociais para a programação da Semana da Páscoa no Cariri.