×

Radialistas mirins: Crianças fazem parte de uma série com fundamentos importantíssimos para a região.

Radialistas mirins: Crianças fazem parte de uma série com fundamentos importantíssimos para a região.

Foi incluso na programação da MEC AM a série “O rádio da meninada do sertão do Cariri”. Tal programa tem como objetivo abordar as brincadeiras do sertão e a fauna e a flora da Chapada do Araripe.

A execução do trabalho será feita pelas crianças da Fundação Casa Grande juntamente com a Casa Grande FM , que terão o papel de elaborar roteiro, locução, gravações de vinhetas e trilha, tudo com apoio da equipe de Produção de Rádio da Dipro.

O primeiro programa realizado no dia 05 de Março falou de brincadeiras regionais, tais como o futebol de vidrinho, a bandinha de lata e outras diversões conhecidas pelas crianças caririenses. Já na segunda parte ainda do primeiro programa falaram sobre uma árvore típica da Chapada do Araripe, chamada Angico, destacando sua função na região, tendo como exemplo o artesão de couro Espedito Seleiro que faz uso de algumas propriedades da árvore para efetivação do seu trabalho.

O artesão faz um curtimento artesanal, usando casca de angico. A casca  da planta é rica em tanino, componente responsável por tingir o couro e deixá-lo bem curtido. Para isso, a casca é quebrada ou triturada, depois misturada com água, onde as correias ficarão de molho por uma semana com o objetivo de deixar o couro macio.

Além desses conhecimentos abordados acima, o programa de rádio tem fundamentos agregados na exploração de conhecimentos regionais do Cariri, abordando desde as brincadeiras de criança, ao desenvolver da fauna e flora. Assim, ao concentrar o público infantil com os assuntos relacionados às brincadeiras culturais, a rádio acaba interagindo num todo sob a importância da conservação natural.