×

Riquezas Nordestinas

Riquezas Nordestinas

No Brasil há uma grande diversidade cultural, onde encontramos variedades de etnias e costumes. E é no Nordeste que se destaca a maior parte delas.

A cultura nordestina é caracterizada por ser o resultado de uma mescla das manifestações de pessoas de origem africana, indígena e portuguesa. Aqui, no meio musical tradicional é conhecido vários ritmos como o coco, o xaxado, o samba de roda, o xote, o forró e o frevo.

O artesanato também se destaca e é bastante rico e relevante na produção cultural, servindo como atividade econômica para muitas famílias. A matéria-prima usada para produção é vinda de argila, madeira e couro.

Já a culinária, é composta principalmente por acarajé, vatapá, baião-de-dois, carne de sol, pequi, queijo coalho, panelada, buchada, canjica, dentre muitos outros pratos. Com essa diversidade, a região nordestina ganha mais destaque na época junina, onde a boa música e comida se unem.

Embora o Nordeste seja conhecido como o lugar da seca, em alguns lugares específicos você encontra exuberantes rios, cascatas, e mata verde. Um deles se destaca por sua grande extensão: A chapada do Araripe. Com água farta, está sempre verde, mesmo em tempos de seca persistente. Com um bioma predominante de caatinga, áreas de cerradão e mata atlântica, possui como símbolo uma espécie endêmica de pássaro (só encontrada por lá), o pequeno Soldadinho do Araripe.

O Brasil possui cinco territórios oficialmente denominados Chapada: a dos Veadeiros (Goiás), das Mesas (Maranhão), Diamantina (Bahia), dos Guimarães (Mato Grosso) e do Araripe (Ceará, Pernambuco e Piauí). A do Araripe se diferencia das outras quatro por estar em uma região semi-árida, e a presença de água em seu entorno faz com que ela ganhe status de oásis. Nela foi criada a primeira floresta nacional do Brasil, em 1946. A Floresta Nacional do Araripe-Apodi, FLONA para os íntimos, possui  39.262,326 hectares e abrange parte das cidades de Barbalha, Crato, Jardim e Santana do Cariri,

Tantas riquezas e diversidade assim fica até difícil não querer conhecer um pouco da região.