×

Romaria de Nossa Senhora das Dores

Romaria de Nossa Senhora das Dores

Em Juazeiro do Norte começam os preparativos para o grande ciclo de romarias iniciadas através da Romaria de Nossa Senhora das Dores. Esta tem sempre seu inicio no dia 1º de setembro e segue até o dia 15 do mesmo mês com grande procissão em homenagem a “Mãe das Dores”. É a romaria mais festejada pelos romeiros. Sendo assim a segunda maior em número de pessoas.

Devotos de Nossa Senhora das Dores de todo o nordeste aguardam com ansiedade o dia 15 de setembro. A mesma será comemorada e louvada mais uma vez como em todos os anos. São 400 mil devotos que chegam à cidade vindos dos mais diversos lugares do nordeste. É visível o grande número de fiéis de Alagoas, Pernambuco e interior do Ceará.

Sendo assim, no dia 14 de setembro, como tradição acontece a “procissão dos carros”. É deliberadamente enorme o número de caminhões, ônibus e carros pequenos que seguem em carreata rumo a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores.  Muitos deles ofertam doces e bombons em forma de agradecimento ao povo de Juazeiro que os acolhe com muito amor.

Chegando o grande dia dedicado a Nossa Senhora das Dores, é com emoção que vemos acontecer o momento mais bonito da religiosidade e fé em Juazeiro do Norte, a “benção do chapéu”, este conhecido como a identidade do romeiro, lembrando o saudoso Padre Murilo de Sá Barreto.

Seguem logo após a benção no final da tarde, percorrendo algumas ruas entorno da Basílica como se ao passar derramassem bênçãos ao Juazeiro tão querido em vossos corações, guardando em suas mentes os momentos ali vividos. A despedida termina com orações e uma bonita queima de fogos, seguidos de lágrimas de emoção e de agradecimento por mais uma vez terem chegado a “terra santa”.