×

Roteiro da Fé de Juazeiro do Norte

Roteiro da Fé de Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte é um grande santuário. O Roteiro da Fé em Juazeiro passa por diversos espaços distribuídos pelo município, como igrejas, museus, santuários, etc.

Pela importância deste roteiro este é o único adendo comentado das seções de fotos. Venha conosco em uma pequena viagem rumo ao sagrado.

1) A nossa visita se inicia na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, construída entre 1908 e 1909, onde Padre Cícero foi enterrado em 1934, aos 90 anos. No altar da igreja está o seu túmulo. No pátio em frente você encontra algumas barraquinhas vendendo souvenires e a Casa dos Milagres, com fotos e ex-votos de pessoas que alcançaram graças.

 

 

2) Logo ao lado da Igreja do Socorro está o Memorial Padre Cícero, moderna estrutura onde estão expostas peças antigas, fotografias, livros e objetos que contam um pouco da história do Padre Cícero e de Juazeiro. É um fantástico acervo histórico. Durante as romarias, o Memorial costuma receber cerca de 1.500 pessoas por dia.

 

 

3) Saindo do memorial chegamos à rua São José número 120, onde fica o Complexo Episcopal, com capela e casa onde Padre Cícero viveu por uns tempos. Mais à frente, no número 242, tem o Museu Cívico Religioso Padre Cícero, residência oficial do Santo Padre onde estão guardadas algumas vestimentas, móveis, fotografias e outros objetos que lhe pertenceram.

 

 

4) Logo em seguida está a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores. É a principal igreja da cidade (Matriz). Em frente a ela você encontra o Pátio do Povo e um centro de apoio aos romeiros. É naquelas imediações que vai ser construído um grande projeto chamado Cidade Cenográfica ou Cidade da Mãe de Deus.

 

 

 

5) A Matriz é a igreja mais próxima do Horto. Da Matriz, portanto, vamos direto para a colina. Distante cerca de sete quilômetros, a colina do Horto era o espaço de orações do Padre Cícero. Lá você encontra o monumento erguido ao fundador da cidade em 1969, com 27 metros de altura, a terceira maior estátua em concreto do mundo e o Museu Vivo do Padre Cícero, instalado na antiga casa de orações, o Casarão do Horto. Bonecos de resina de poliéster em tamanho natural retratam cenas vividas pelo padre e pessoas ligadas a ele. No pátio, os vendedores de lembrancinhas se misturam às beatas e crianças que cantam benditos para os visitantes, um povo simples que migrou para Juazeiro em busca de de melhores dias. No Horto também é hora de visitar as obras da Igreja Senhor Bom Jesus do Horto, o maior templo católico do Nordeste cuja edificação está sendo realizada pelos Salesianos, projeto comparável ao templo de Aparecida do Norte.

6) De volta à cidade, agora é hora de visitar outros grandes santuários religiosos. O Santuário do Sagrado Coração de Jesus é uma imponente igreja erguida pelos padres Salesianos. Em seu interior estão sepultados religiosos adorados pelo povo como o Padre Francisco e Nestor. Esta igreja foi edificada a pedido do Padre Cícero que doou todas as suas terras aos Salesianos.

 

7) Saindo da igreja dos Salesianos, a próxima parada é o Santuário de São Francisco. Os frades se estabeleceram em Juazeiro atendendo ao chamado da fé e ergueram aqui um grande templo. A igreja dos Franciscanos está centrada em um grande pátio cercado por uma bela passarela suspensa chamada “passeio das almas”. É parada obrigatória neste roteiro.

 

 

8) O último dos mais antigos templos religiosos de Juazeiro do Norte é a Igreja São Miguel. Da ordem Diocesana, esta igreja tem um altar externo que é uma bela edificação em alvenaria, erguido para a realização de missas ao ar livre. Ao lado da igreja, este altar revestido de azulejos é palco de importantes celebrações anuais como a coroação de Nossa Senhora em maio.

 

 

Estes portanto, são os principais monumentos do roteiro da fé. Juazeiro, no entanto, conta ainda com outros tantos templos religiosos e espaços de oração que merecem também a sua visita.

Comments (1)

  1. FATIMA HENRIQUE Reply

    TODOS OS ANOS ESTA FESTA É MUITO ANIMADA E BONITA. MAS ESTE ANO FOI MAIS ORGANIZADA . PADRE CICERO É UM SANTO PODEROSO. PARA MIM ELE JÁ ESTÁ CANONIZADO NO CORAÇÃO DAS PESSOAS . PARABÉNS PADRE CICERO PELOS SEUS 170 ANOS.

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*