×

São João: O que mais gosta na data?

São João: O que mais gosta na data?

São João: O que mais gosta no período mais nordestino do calendário festivo?

São João é sem dúvida nenhuma a data e o período mais esperado no calendário festivo dos nordestinos. Obviamente existe muita fé envolvida na data, São João se trata de um dos santos mais procurados e homenageados.

No entanto o mês de junho é profundamente esperado na região do nordeste pois é época de expressar sua cultura local, aparentemente se trata de uma chance de mostrar ao mundo o que tem de melhor na “terrinha”.

Muito forró, competições de quadrilhas, comidas típicas e shows são as principais atrações das festas de todos os estados.

A preparação para esse mês é regado a muita ansiedade principalmente pelos integrantes das quadrilhas que começam a ensaiar para a festa junina desde os primeiros meses do ano.

Muita emoção na escolha da música, na escolha dos integrantes que representarão um grupo ou colégio local. É realmente muito emocionante.

São João: O que você mais gosta?
São João: O que você mais gosta?

Com um pouco menos de preparação, mas também com muita ansiedade e dedicação estão os comerciantes e empresários que vendem produtos específicos para essa época do ano, como fogos de artifício, comidas típicas e roupas representativas.

Se trata de uma grande oportunidade para o comércio local.

Juazeiro do Norte ainda é considerado local escolhido por muitos para estar nesse período aproveitando todas as ótimas atrações, mas inegavelmente as cidades de Crato e Barbalha vem atraindo muitos turistas com boas opções.

As festas juninas acontecem no Cariri logo após a Festa de Santo Antônio (em Barbalha) que é o primeiro grande evento festivo e cultural da região. O carnaval não é tão popular e não se trata da expressão cultural nordestina.

Esse período é também algo como o aquecimento para a maior festa do Cariri, mesmo com o cancelamento do JuáForró que aconteceu em 2013, julho chega com os vários grandes shows da Expocrato, que chega a atrair turistas até das capitais dos estados nordestinos.

Mas para você, o que mais gosta do São João?