×

São João

São João

Embora o São João seja comemorado aos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos.

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

Neste período os grupos de tradições juninas já estão preparados para a maratona de quadrilhas que toma conta do Nordeste. Em Juazeiro do Norte, o colorido e a simplicidade das festividades juninas tomam conta da Região. O tradicionalismo não foge à regra na organização dos festejos. Dos quindins, com sabores no clima de São João, aos passos trançados, do antigo e roceiro ao moderno com coreografias especiais atravessa o tempo, dando um tom especial a este período do ano. No Cariri, as festas juninas, que envolvem desde Santo Antônio, São João e São Pedro, são iniciadas ainda no fim de maio.

Os grupos de tradição popular vão às ruas. O município de Barbalha sai na frente, com a Festa de Santo Antônio. As comidas típicas, simpatias de casamento e as quadrilhas começam a invadir a cidade. Em Juazeiro do Norte, será iniciado o Juaforró, que a cada ano vem atraindo mais pessoas. O prolongamento dos festejos no Cariri vai até a ExpoCrato, no início de julho, mas o auge mesmo é o dia de São João.