×

Seu Lunga

Seu Lunga

Muitas pessoas vem fazer turismo em Juazeiro do Norte por motivos religiosos e médicos, mas existe um outro motivo e não é um local. É uma pessoa.

Você já ouviu falar no Seu Lunga, vamos apresentar para você:

Joaquim dos Santos Rodrigues, mais conhecido como Seu Lunga” (Caririaçu, Ceará , 18 de agosto de 1927) é um poeta brasileiro, vendedor de sucata residente em Juazeiro do Norte, ao qual são atribuídas diversas piadas sobre seu temperamento, criando um personagem do folclore nordestino. Seu Lunga é conhecido pela falta de paciência nas respostas; diversos contos, de autenticidade não comprovada sobre seu mau humor circulam na Internet.

Biografia

Joaquim dos Santos Rodrigues nasceu em 18 de agosto de 1927, no Sítio Gravatá no município de Caririaçu, viveu a infância com os pais e sete irmãos no município de Assaré. Recebeu um apelido por uma senhora, que era vizinha, e passou a chamá-lo de Calunga, que mais adiante se reduziu para Lunga. Com 16 anos de idade foi morar no município de Juazeiro do Norte. Casou em 1951 e tornou-se pai de treze filhos.

Lunga é dono de uma sucata em Juazeiro que vende de tudo, desde aparelhos de televisão a frutas. É considerado pela população como uma lenda viva. 5 Não gosta de ser chamado de ignorante, pois afirma que ignorante é quem não tem educação. Gosta de ser reconhecido pelos versos e poesias feitos por si próprio.

Em 2008 deu entrevista ao jornal O Povo informando que todas histórias contadas em cordéis eram mentiras. Por uma ação judicial os cordelistas da região ficam proibidos de escreverem sobre sua pessoa.

Com a explosão das redes sociais, a popularidade de Seu Lunga explodiu nos últimos anos com sites oficiais que lembram das suas clássicas frases, e até com comunidades exclusivas dedicadas a figura do celebre cearense.

 Fonte: Wikipedia.org

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*